selo jacotei

jáCotei, o seu comparador de preços!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bordados de Viana do Castelo

Bordados
Viana do Castelo é uma cidade Portuguesa da Região do Alto Minho, situada entre o mar e rio e rodeada de uma zona rural altamente produtiva que permite aos seus habitantes conservarem e cultivarem as suas tradições e usos populares de longa data.

É pois muito antiga a tradição do bordado português de Viana do Castelo e assim os seus motivos não só nos transportam a um passado cuidadosamente preservado como nos encantam pela sua ingenuidade e graça espontânea.

Toalha algodãoToalha linho rústicaToalha linho barras
Toalha algodãoToalha linho rústicaToalha linho barras

O bordado em geral é em si mesmo uma expressão de luxo e pode ser incluído dentro das artes mais nobres. Neste caso, nasceu em grande parte pelo desejo de introduzir cor e alegria em objectos de uso diário como por exemplo os próprios trajes pessoais para serem usados em circunstâncias diversas e as toalhas usadas nas suas mesas de refeições.

AzeitePinhão
Toalha linho silvasToalha linho rica

Estes bordados inspiraram-se pois em motivos quotidianos tradicionais tais como as flores, as silvas, as folhas, os animais domésticos e alguns elementos geométricos de interligação, sendo altamente usado e significativo o coração, símbolo do amor, sempre presente. Claro que há interpretação pessoal da bordadeira na percepção da natureza e dos seus próprios sentimentos e como os desenhos são por ela criados de improviso daí resulta toda a espontaneidade que é traduzida em pontos como o “de cadeia”, “de pé de flor” “formiga” ou “de grilhão”.

Marcadores linhoMarcadores linho barras
Marcadores linhoMarcadores linho barras

Nenhum comentário:

Postar um comentário